quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Portal: uma porta para a informação

O que é?
Os portais são sites que funcionam como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo e serviços (tais como serviços de busca, acesso a outros sites, links, chats, música ao vivo, notícias, etc.). Constituem-se de uma porta principal de entrada na Internet. Sua proposta é servir como ponto de partida para a navegação.
O fundamento tende a ser o atendimento de todas as necessidades dos clientes em sitio, tornando desnecessária a busca de informações em outros sites. Outras vantagens que podem ser atribuídas aos portais englobam o ganho de eficiência e de tempo ao unificar a interface, usar a mesma infra-estrutura tecnológica para os diversos canais e serviços oferecidos.

Histórico
Os velhos engenhos ou mecanismos de busca, espécie de páginas amarelas, criados com a função de localizar e classificar informações para facilitar o uso da World Wide Web, são os precursores dos portais ou``hubs''. Eles apareceram nesta sua forma mais simples nos primeiros anos da década de 90 - notadamente a partir de 1994 -, nos Estados Unidos
No Brasil
Os portais surgem na Web nacional a partir do final de 1998, baseados na idéia de ser a porta principal de acesso a orientar a navegação do usuário pela world wide web.
Tipologia de Portais
· Portal Específico - tratam de temas específicos.
· Portal Regional - produção de conteúdos, serviços e entretenimento destinam-se a uma localidade ou região específica. Ex: o UAI (inaugura o formato de portal regional no Brasil) e o iBAHIA
· Portal Personalizado - A página é produzida em módulos que o usuário pode reorganizar da maneira que desejar.
· Portal Eletrônico de Relacionamento – Possibilita uma interatividade entre os usuários e entre estes e o portal.
· Portal Corporativo - ponto único de contato para todas as informações e serviços dentro de uma corporação, tanto para parceiros de negócios e clientes, como para os funcionários.
Aplicações e Modelos de Negócios
Os serviços e produtos oferecidos ficaram cada vez mais incrementados. Hoje, os portais são classificados em diferentes tipos e destinados a aplicações variadas.De modo geral, são ofertados serviços de busca, conteúdo de informação, comunicação, criação de comunidades, comércio eletrônico e provimento de acesso à Internet. Mas nem tudo é de graça e os portais também possuem várias formas de apuração de receita. Algumas são: anúncios, assinaturas, taxas de transação, venda direta, comissões para juntar compradores e vendedores, entre outros.
Para saber mais sobre o assunto, consultar:
ANGULO, Marcelo Junqueira. Um Estudo do Modelo de Negócio dos Portais na Internet. São Paulo: EAESP/FGV, 2000.
BARBOSA, Suzana. Jornalismo digital e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais, com estudo sobre o UAI e o iBahia. Universidade Federal da Bahia.
FREIRE, Eduardo Nunes. O webdesign de notícias nos portais UOL, Terra e iG.
Trabalho de Mestrado.
TERRA, J. C. C., GORDON, Cindy. Portais Corporativos: a revolução na gestão do conhecimento. São Paulo: Negócio Editora, 2002.

Nenhum comentário: