segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Análise de Títulos

Veículos pesquisados:
- G1 (Portal);
- Folha on Line (Jornal);
- Blog da Soninha (Blog Jornalístico).

No portal G1, boa parte das notícias da página principal são acompanhadas por uma cartola (antetítulo). A notícia apresentada como principal é destacada das demais pela cor vermelha e pelo estilo em negrito. As demais são negritadas em preto. Os antetítulos também são colocados em vermelho, mas em tamanho bem menor, com a função de antecipar ao leitor sobre o assunto tratado. A maioria dos títulos é também seguida de um pequeno abre, que resume bem a idéia do texto. A estrutura do título segue a tradição: QUEM + VERBO + O QUÊ, na voz ativa. Há também títulos de notícias coordenadas, ligadas ao assunto principal.

No site do jornal Folha on Line, a estrutura dos títulos também é QUEM + VERBO + O QUÊ, na voz ativa. A notícia apresentada como principal diante das demais é destacada pelo tamanho da fonte e pelo negrito em azul. À notícia principal são associadas matérias coordenadas.As demais notícias são acompanhadas de antetítulos. E todas são acompanhadas de um subtítulo. Na página principal, as principais notícias de cada seção são apresentadas. Interessante a seção de notícias mais lidas, mais curiosas e mais enviadas, que trazem títulos sempre na ordem direta. Há um maior destaque para a principal notícia de cada editoria.

No Blog da Soninha, as notícias são acompanhadas de impressões pessoais. Nem sempre as notícias precisam ser "quentes", podendo o comentário ser tecido sobre algum acontecimento nem sempre recente. Os títulos não seguem a ordem do QUEM + VERBO + O QUÊ. Ao contrário, são geralmente curtos e, na maioria das vezes, cheios de ironia ou poesia. Não anunciam com clareza o assunto tratado. No Blog da Soninha, não existe uma determinação do tema tratado. As notícias são encaminhadas geralmente a um público já cativo, já que as pessoas parecem buscar a visão da jornalista sobre os fatos.

Nenhum comentário: