Os blogs surgem como espaço alternativo de expressão comunicativa. Começaram como diários íntimos e logo se popularizaram. O fácil acesso, a liberdade e a falta de exigência de conhecimentos técnicos foi primordial para sua difusão.
Existe uma divergência conceitual entre os estudiosos do assunto, mas podemos identificar como principais tipos de blog:
- índice de notícias, alguns com recortes de links de outros sites
- filtros temáticos
-diários íntimos
- literários
- mistos
Os blogs podem ainda ser individuais ou coletivos. Outra categoria que vem crescendo é a de publicações corporativas, que utilizam o meio para publicação de produtos e comunicação com seus públicos-alvo. A iniciativa revela uma tendência crescente e bastante rentável. O surgimento dos blogs cria ainda uma nova categoria de profissional: os probloggers. São estes autores independentes que profissionalizaram seus blogs.
Os blogs jornalísticos são bastante procurados. Os leitores buscam a visão do autor acerca dos acontecimentos. É o caso, por exemplo da Soninha e do Eliomar de Lima. Mas existem também os anônimos, que pela ironia e descontração, fazem o maior sucesso, como a fictícia Kátia.
Como nos demais textos da web, os blog devem conter frases curtas. No caso de serem longas, as frases devem ser acompanhadas de intertítulos, para evitar a fadiga do leitor.
Para mais informações consultar: http://www.blogvme.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário