O termo web 2 ainda não possui definição nem data de surgimento consensuais, posto que este ainda encontra-se em desenvolvimento. Alguns estudiosos consideram-no como uma evolução natural da Internet, como uma segunda geração, enquanto outros elevam a web 2 a uma categoria nova e sofisticada. O termo foi batizado por Tim O’Reilly e nasce a partir da intenção em criar um ambiente de interação entre a rede e os usuários.
A web 2 faz uso da inteligência coletiva pra incrementar os aplicativos, tanto mais eles sejam acessados pelos seus usuários. Trata-se de uma plataforma de socialização e interação entre usuários através do compartilhamento e criação conjunta de conteúdo. Assim, as páginas passam a ser comunitárias e passíveis de alteração pelos visitantes, já que estes podem interferir no conteúdo de sites e serviços virtuais.
O meio enfatiza a colaboração, possibilitando a abertura da informação e a transformação dos pólos de produção desta, agora com fontes abertas.
Como subproduto da Web 2, surge um novo tipo de jornalismo: o colaborativo. Os leitores podem ser provedores da notícia, que agora pode ser construída por diferentes indivíduos. Com isso, há uma maior amplitude na visão dos fatos, bem como uma democratização da informação. Além disso, grupos e acontecimentos que antes estavam à margem da cobertura da grande mídia agora encontram um novo canal de voz do qual eles próprios podem participar. Como afirma Frederick van Amstel, mestrando em Tecnologia pela UTFPR e editor do blog Usabilidoido, “a Web 2.0 aponta para uma mídia popular, independente de grandes corporações, recriada pelos seus próprios usuários.” Por outro lado, mais difícil torna-se a construção de uma credibilidade.
A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. Um exemplo destes seriam as páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas pelos usuários que têm direitos de acesso, como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores.
Saiba mais sobre Jornalismo Colaborativo e sobre Web 2.0
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Luuuuuuuu, postei no meu blog. Falei sobre jornalismo colaborativo. Daí vc coloca o link. Ah... aquele sobre web colaborativa não tá dando certo. Tenta exluir e add de novo.
www.blogjorjumontenegro.blogspot.com
Cheiro
Postar um comentário