A convergência de mídias é uma das tendências que se difundem cada vez mais. Deve ser entendida como uma confluência de serviços diversos, tais como telefonia, vídeo, música, impressos e internet a partir do uso de uma mesma plataforma. Os dispositivos eletrônicos cada vez mais cruzam os limites das suas funções tradicionais e entram nesse terreno de cruzamento de meios, serviços e possibilidades. É possível telefonar pelo computador, navegar na web ou fazer pagamentos pelo celular, fazer downloads pelos consoles de videogame, escutar rádio pela TV, etc. As possibilidades se multiplicam.
Os smartphones, como o Iphone, desenvolvido pela Apple Inc., integra funções de Ipod, câmera digital, serviços de internet como e-mail, mensagens de texto, navegador internet, visual voicemail e conexão Wi-Fi local. Na TV Sky, o cliente customiza sua programação, selecionando o que deseja assistir e quantas vezes o queira. Em portais como o Globo.com, por exemplo, o computador é centralizado como plataforma de entretenimento, provendo não só processamento de dados e acesso à internet, mas também música e vídeo, agregando serviços e veículos como rádio, vídeo, jornais e revistas.
A convergência de mídias já é uma realidade, mas para poucos, posto que apenas 10% da população possui internet, e menos ainda tem condição de ter um sistema de banda larga para poder usufruir dos serviços ofertados. De um modo geral, ainda existem muitas barreiras ao uso dessas novas tecnologias, entre eles a questão da inclusão digital e a onerosidade.
Os smartphones, como o Iphone, desenvolvido pela Apple Inc., integra funções de Ipod, câmera digital, serviços de internet como e-mail, mensagens de texto, navegador internet, visual voicemail e conexão Wi-Fi local. Na TV Sky, o cliente customiza sua programação, selecionando o que deseja assistir e quantas vezes o queira. Em portais como o Globo.com, por exemplo, o computador é centralizado como plataforma de entretenimento, provendo não só processamento de dados e acesso à internet, mas também música e vídeo, agregando serviços e veículos como rádio, vídeo, jornais e revistas.
A convergência de mídias já é uma realidade, mas para poucos, posto que apenas 10% da população possui internet, e menos ainda tem condição de ter um sistema de banda larga para poder usufruir dos serviços ofertados. De um modo geral, ainda existem muitas barreiras ao uso dessas novas tecnologias, entre eles a questão da inclusão digital e a onerosidade.
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